joana-guenza - definitie. Wat is joana-guenza
Diclib.com
Woordenboek ChatGPT
Voer een woord of zin in in een taal naar keuze 👆
Taal:

Vertaling en analyse van woorden door kunstmatige intelligentie ChatGPT

Op deze pagina kunt u een gedetailleerde analyse krijgen van een woord of zin, geproduceerd met behulp van de beste kunstmatige intelligentietechnologie tot nu toe:

  • hoe het woord wordt gebruikt
  • gebruiksfrequentie
  • het wordt vaker gebruikt in mondelinge of schriftelijke toespraken
  • opties voor woordvertaling
  • Gebruiksvoorbeelden (meerdere zinnen met vertaling)
  • etymologie

Wat (wie) is joana-guenza - definitie

SANTA DA IGREJA CATÓLICA E HEROÍNA DA FRANÇA
Joana de Arc; Joana D'Arc; Joana D'arc; Joana d’Arc; Joana D´Arc; Santa Joana D'Arc; Joana Darc; Joana D’Arc; Joan d'Arc; Joana d' Arc; Santa Joana de Arc; Santa Joana d'Arc

joana-guenza      
sf Ictiol Peixe ciclídeo fluvial (Crenicichla vittata).
Joana (seriado)         
Joana (série)
Joana foi um seriado produzido e exibido pela Rede Manchete entre 18 de fevereiro de 1984 e 27 de maio de 1985. Foi escrito por Manoel Carlos, com colaboração de Walcyr Carrasco, Alcides Nogueira, Miguel Filliage e Guga de Oliveira, com direção de Paulo José, Laonte Klawa e Del Rangel e direção geral de Guga de Oliveira.
Joana Darc Protetora         
  • Evento de adoção promovido pela ONG PATA em 2018.
  • Joana em sessão plenária na Câmara Municipal de Manaus em 2018.
ADVOGADA, ATIVISTA E POLÍTICA BRASILEIRA
Joana Darc Protetora
Joana Darc dos Santos Cordeiro (Manaus, 3 de agosto de 1989), mais conhecida como Joana Darc Protetora, é uma advogada, servidora pública concursada, ativista do direito dos animais e política amazonense, filiada ao Partido Liberal (PL). Atualmente, ocupa o cargo de deputada estadual do Amazonas.

Wikipedia

Joana d'Arc

Joana d'Arc (em francês: Jeanne d'Arc, IPA: [ʒan daʁk], Domrémy-la-Pucelle, ca. 1412 – Ruão, 30 de maio de 1431) foi uma camponesa e santa francesa canonizada pela Igreja Católica, considerada uma heroína da França pelos seus feitos durante a Guerra dos Cem Anos. Nasceu filha de Jacques d'Arc e Isabelle Romée, numa família camponesa, em Domrémy no nordeste da França. Joana alegava receber visões divinas do arcanjo Miguel, de Santa Margarida e da Santa Catarina, que a instruíram a ajudar as forças de Carlos VII e livrar a França do domínio da Inglaterra. O não coroado Carlos VII enviou Joana junto com um exército para tentar solucionar o Cerco de Orleães. Após apenas nove dias de ação, a batalha terminou com um resultado favorável aos franceses e Orleães foi libertada, elevando assim a reputação de Joana a condição de heroína nacional aos olhos do povo francês. Seguiu-se uma série de vitórias militares para as forças de Carlos VII, que permitiram sua coroação como rei na Catedral de Reims. Como resultado, a moral da população francesa melhorou e a maré da Guerra dos Cem Anos começou a virar em favor dos franceses.

Após o fracassado Cerco de Paris, contudo, a popularidade de Joana dentre a nobreza francesa despencou. Em 23 de maio de 1430, ela foi capturada em Compiègne pelos Borguinhões, um grupo de franceses que apoiavam os ingleses. Eles a entregaram nas mãos do governo da Inglaterra, que colocaram seu julgamento nas mãos do bispo Pierre Cauchon, jogando contra ela diversas acusações de cunho religioso. Cauchon a declarou culpada e ela foi sentenciada a morte na fogueira. Joana foi executada em 30 de maio de 1431, aos 19 anos de idade. Sua morte, contudo, a elevou aos status de mártir e fez aumentar o fervor patriótico francês contra os ingleses.

Em 1456, um tribunal inquisitorial foi autorizado pelo Papa Calisto III para examinar seu julgamento, esmiuçando suas acusações e proclamando sua inocência, formalmente declarando Joana como uma mártir da igreja. No século XVI ela foi usada como símbolo pela Liga Católica contra os protestantes e, em 1803, Joana foi oficialmente declarada como um símbolo nacional da França por decisão do imperador Napoleão Bonaparte. Ela foi beatificada em 1909 e canonizada em 1920 pelo Vaticano.

Joana d'Arc é atualmente uma dos nove padroeiros da França. Ela permanece uma figura popular no país e pelo mundo, sendo retratada em inúmeras peças de literatura, pinturas, esculturas e outras formas de arte, sendo figura central no trabalho de vários escritores, artistas, cineastas e compositores famosos.